Tambores de Safo

T

Tambores de Safo: grupo que pretende, através da música e da arte, contribuir para pensamento crítico feminista.

Tambores de Safo é um grupo musical, que pretende através da música e da arte, contribuir para pensamento crítico feminista e o empoderamento das mulheres, visando o combate ao machismo, ao racismo e à homofobia e as mais diversas opressões capitalistas.

O grupo Tambores de Safo nasceu em maio de 2010, pela iniciativa de mulheres lésbicas e bissexuais independentes e outras organizadas no grupo LAMCE – Liberdade do Amor entre Mulheres no Ceará, com o objetivo de dar visibilidade as demandas específicas dessas mulheres na 10ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará.

O trabalho do grupo se inicia com a preparação das militantes para atuarem na área da música – são realizadas oficinas de confecção de instrumentos de percussão (alfaias, caixas de guerra, repiques, ganzás e xequerês) e ritmos africanos e nordestinos para as mulheres lésbicas e bissexuais da cidade de fortaleza. Paralelamente aconteceram momentos de discussões sobre feminismo antirracista, autonomia e liberdade das mulheres, dando visibilidade às mulheres negras, lésbicas e bissexuais.

Em junho do mesmo ano, o grupo, já minimamente preparado, forma a comissão de frente da 10ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, realizando um belo cortejo de tambores e batuques.

Posteriormente o grupo protagoniza, juntamente com outras instituições, a 1ª Caminhada de Lésbicas e Bissexuais do Ceará e o I Encontro Estadual, em alusão ao dia 29 de agosto – Dia da Visibilidade Lésbica.

Atualmente o grupo milita no Fórum Cearense Mulheres e na Articulação de Mulheres Brasileiras.

Dentro da agenda permanente das Tambores de Safo estão os ensaios abertos nas praças da cidade de Fortaleza e a participação em atividades culturais e políticas promovidas por diversos movimentos sociais. Nos últimos períodos, o grupo tem presença em grande parte das manifestações de ruas dos movimentos de mulheres e de contracultura no Ceará.

Entre os diversos eventos participados pelas Tambores de Safo estão a Marcha das Margaridas/2011; o ENAMB 2011 (Encontro Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras); a Conferência Nacional de Saúde (DF); a Conferência Nacional de Mulheres (DF); Conferencia Nacional LGBT (DF), Festival Femenina (ES), Cúpula dos Povos na Rio +20 (RJ), I Encontro de Mulheres Camponesas/2013 (DF), Marcha das Vadias do RJ.

O nome “Tambores de Safo”, escolhido por todas as participantes do grupo, é uma referência à poetisa e intelectual grega Safo, conhecida por fazer política através da arte. Em sua história está à fundação de uma escola de artes para moças que foi cenário de muitas cenas apaixonadas entre ela e suas discípulas. Devido Safo ter vivido toda sua vida em cidades da Ilha de Lesbos, hoje mulheres que se relacionam afetivo-sexualmente com outras mulheres são conhecidas como lésbicas.

Página no Facebook: www.facebook.com/batucadatamboresdesafo

Blog: www.tamboresdesafo.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *